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perguntas frequentes

Não existe um valor padrão ou uma tabela para locução comercial. Isso porque a voz e a locução, assim como as impressões digitais, são expressões únicas, ligadas à identidade e à personalidade de cada um. Por isso, cada profissional, de acordo com sua experiência, seu talento e seu reconhecimento no mercado, estabelece o seu valor.

No entanto, em relação às informações que devem constar no pedido de orçamento de um projeto, três itens são essenciais para compor o valor que será calculado pelo profissional:

Duração da locução – em segundos ou minutos
Veiculação – onde será utilizada: mídias e praças
Tempo de uso – por quanto tempo valerá a cessão de direitos de uso da voz

Na página do profissional escolhido, clique em “Solicitar Orçamento”, preencha seus dados e as informações do projeto. Caso você já tenha um roteiro, há um botão específico para o seu envio. Isso ajuda muito no entendimento da proposta. Seu pedido vai direto para ele ou para ela. Quanto mais precisas forem as informações sobre a locução, como duração, cortes e versões, veiculação (território, mídia e tempo de uso), melhor será para o nosso associado ou nossa associada elaborar um orçamento para você.

Entendemos muito bem essa dúvida, realmente é muito difícil escolher, ainda mais aqui no Clube da Voz. 
Mas temos algumas dicas:

1- Já tentou refinar a sua busca através dos nossos filtros? Você pensa em uma voz feminina ou masculina? Algum estilo de locução específico: clássico, varejo, caricato, institucional? Voz madura, jovem? Através dos filtros você pode encontrar similaridades entre o repertório de cada um e o seu projeto.

2- Separe um tempo para ouvir os repertórios. Por mais que tentemos traduzir em palavras e criar parâmetros para essa escolha, é ouvindo que a gente realmente decide.

3- Você não precisa escolher uma só voz. Leve duas ou três opções para ser decidido por todos os envolvidos no projeto.

4- Entre em contato com os escolhidos e peça um repertório específico ou até uma locução-prova para o seu projeto – cada profissional tem uma forma de trabalhar e alguns podem cobrar um valor simbólico por essa prova.

É muito simples. Nas páginas de cada associada ou associado você encontra os canais de contato de preferência de cada um (e-mail, WhatsApp, telefone, site).
Escolha o canal e converse direto com ele ou com ela.

O Clube da Voz não faz intermediação entre profissionais e clientes, mas podemos ajudar, caso surja algum problema.

Não, o Clube da Voz não agencia profissionais e nem faz intermediações de propostas de trabalho!

Você entra em contato direto com o talento escolhido enviando sua mensagem através dos canais disponibilizados em sua página (e-mail, telefone, WhatsApp, website).

Solicite seu orçamento clicando no botão “Solicitar Orçamento”. Um e-mail será enviado direto para ele ou para ela.

Que bom que você fez essa pergunta, pois é um momento decisivo para que a entrega final seja certeira. Esse é o famoso BRIEFING. Capriche nele!
Seguem algumas dicas das informações que você pode oferecer para orientar o locutor na hora da gravação:

Quem é o cliente
Onde a locução será veiculada
Quem é o público alvo
Qual é a mensagem que o projeto quer passar
Qual o tom e tipo de interpretação desejados para a peça: tom jornalístico, irônico, emocionante, motivacional, etc.

Envie o roteiro, caso já o tenha. É importante para o profissional saber o contexto em que uma frase se encaixa, as imagens que acompanham a fala em cada momento, o que vem antes e o que vem depois, para definir a intenção e o tom da locução.

Se já tiver uma trilha ou referência sonora, ótimo também! A música dá o ritmo da locução. Além disso, desperta a sensibilidade e guia o profissional da voz no trabalho de imprimir na fala a emoção correspondente.

E é bem importante dizer qual ou quais foram as locuções do repertório do próprio profissional, que levaram você a considerá-lo adequado ao projeto.

Escolha algumas palavras do nosso filtro “Estilo de locução”. Elas podem lhe ajudar a descrever o que você tem em mente.

A voz humana encontra proteção nos direitos personalíssimos, que são direitos intrínsecos à pessoa em sua individualidade, não podem ser transmitidos como se fossem um bem móvel ou imóvel.

Assim como a imagem, a voz de uma pessoa é objeto de disposição voluntária e sua utilização está condicionada à prévia autorização do titular. Além do entendimento jurídico, existe uma questão comercial importante.

A voz dá personalidade a uma marca ou a uma campanha. E as marcas procuram sempre se diferenciar. Sendo assim, o profissional, ao ceder sua voz para uma marca fica praticamente inviável para marcas concorrentes naquele período, mesmo que não haja um contrato de exclusividade. Por isso, é imprescindível estabelecer um prazo de utilização da voz.

No entanto, a utilização para efeito de arquivo ou repertório, sem fins comerciais, pode ser aceita por tempo indeterminando. Ainda assim, a qualquer tempo e por qualquer motivo o profissional pode requerer a proibição do uso de sua voz, por se tratar de um direito personalíssimo.

Existe sempre a boa vontade dos profissionais em atender às expectativas, mas cada um tem uma forma de trabalhar. O que aconselhamos fortemente é esclarecer, com cada profissional selecionado alguns pontos antes de iniciar o trabalho: o orçamento já contempla uma regravação por alteração de texto? Qual o valor de uma regravação? Se for preciso regravar por ajuste na interpretação, isso será cobrado ou não? Certamente com tudo alinhado, o processo será leve e eficiente.

Para diminuir a chance de haver regravações, o ideal é enviar o texto já aprovado pelo cliente e checar as pronúncias de nomes de pessoas, marcas, empresas e de palavras em outros idiomas.

No entanto, por serem a voz e a fala humana algo intangível, sujeitas a diferentes concepções e interpretações, é natural que hajam ajustes para que atendam às necessidades do cliente e aos objetivos da campanha.

Agradecemos pelo seu interesse na nossa associação!
No menu do site clique em “Associe-se”. Ali explicamos como é todo o processo de seleção e admissão que ocorre uma vez por ano.

Para fazer parte do Clube da Voz, é preciso ter uma carreira consolidada na locução comercial, ter em seu repertório trabalhos de alcance nacional para marcas e clientes relevantes e ser um profissional comprometido com a nossa atividade.

Os pedidos serão analisados pelo conselho e pela presidência do Clube, que têm a decisão final sobre as admissões.